Projeto Circo
Objetivo:
· Conhecer os profissionais que trabalham no circo.
· Estimular a criatividade
· Socializar a cultura circense
· Valorizar o Circo
Desenvolvimento
· Roda da conversa – levantamento prévio
· Hora da história
· Atividades individuais
· Confecção de atividade coletiva – cartazes
· Brincadeiras
· Jogos
· Músicas
· DVD (Patati – Patatá, Xuxa Circo, Dumbo)
Culminância
· Produção coletiva de uma lembrancinha para conclusão do projeto (máscara de palhaço e outros personagens circenses, peruca, nariz de palhaço)
Atividades de movimento / Brincadeiras
Atividades práticas: Imitando os profissionais do circo
- Atividade 1 : Trabalhando o equilíbrio.
· O Malabarista - Fazer traços diferenciados no chão : retos, ondulados, curvas, círculos e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos.
- Atividade 2 : Exercício rítmico.
· A Bailarina - A proposta é conforme a professora for lendo o texto as crianças devem executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente, livremente.
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“Um passo pra cá...
Um passo pra lá...
Correndo pra frente e voltando ao lugar,
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita,
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.”
- Atividade 3: Psicomotricidade
- A proposta é colocar um colchão no chão, treinar cambalhotas com a ajuda da professora. Colocar bambolês espalhados e brincar de pular dentro e fora, alternando, etc. Colocar bancos ou cadeiras e brincar de subir de descer. Brincar de pular com um pé só, plantar bananeiras, virar estrelas (de acordo com o nível da turma). Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas.
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- Atividade 4: Poema e Interpretação
- Ler o poema para os alunos e interpretar o poema com as crianças procurando perceber o que realmente compreenderam sobre o mesmo e desvendar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema; aumentar o vocabulário dos alunos a partir das palavras ainda desconhecidas; Imitar o palhaço desenvolvendo expressão corporal, facial e teatral; desenhar o palhaço; nomear o palhaço e elaborar uma história coletiva sobre o mesmo; colocar uma melodia no poema e cantá-la, dramatizando com os alunos.
“Oh! Gente Alegre!
Ninguém enjoa.
Ver o palhaço?
Que coisa boa.
Ele corre,
Cambalhota,
Pula e grita,
Ri e chora,
Quando conta anedota.
A boca é grande
E vermelhinha,
A cara é branca,
Que nem farinha”
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OUTRAS IDÉIAS
· Malabarismo - Todas as crianças sentadas no chão em círculo, a professora distribui bolinhas e explica a brincadeira, explicando: joguem a bolinha para o alto e tentem pegá-la; joguem a bolinha de uma mão, para a outra; agora joguem para o alto, batam palmas uma vez e peguem a bolinha.
· Equilibrismo - A professora coloca uma escada no chão na posição horizontal. Uma criança de cada vez anda em cima da escada segurando um objeto escolhido por ela e realiza vários movimentos com ele, tais como: colocar o objeto acima da cabeça; tentar equilibrá-lo apenas com um dedo, ou com a palma da mão, pular como um canguru e outros.
· Escalar a Montanha - Uma corda amarrada no teto. Nesta brincadeira a professora auxilia todas as crianças a escalar. Muitas conseguem fazer isto sozinha.
· Cambalhota - Esta é a preferida! A professora coloca colchões no chão e propõe às crianças que rolem tentando fazer a cambalhota. Aquelas que não conseguem fazer sozinhas, a professora ajuda
Jogos
· Boca do palhaço
Desenha-se numa cartolina o rosto de um palhaço com uma boca bem grande. Recorta-se a boca. Coloca-se o desenho sobre uma grande caixa de papelão (sem tampa) e, com um lápis, marca-se o local onde irá ficar a boca. Recorta-se esse local e depois cola-se o rosto do palhaço na caixa. Cada participante recebe três bolinhas de borracha, para fazer três tentativas. Vence quem acertar mais bolinhas.
Neste jogo é possível trabalhar, direção e força (que serão usados para arremessar) e também espírito de competitividade – ganhar e perder, além de propiciar o trabalho com a matemática e de quebra as cores das bolinhas a serem lançadas.
· Jogo da Memória
· Quebra – Cabeça
· Bexigas na calça do palhaço